Banquinhos revestidos com Rumen - couro

Decorate exotic skins
Decoração com couro...

banquinhos revestidos em couro exotico... incrível!!!!





"Couro e Decoração

Criatividade e inovação. Essas são as palavras-chaves para um mercado que cada vez mais tem ganhado espaço: o de artigos sofisticados em couro para decoração. Acabou-se o tempo em que eram vistos somente sofás revestidos por esse material. Hoje, existem desde utensílios, como bandejas e caixas, até mesas de jantar, revestimentos de parede e pisos de couro, além de diversas outras novidades que dão um toque todo especial ao ambiente.

A facilidade de se trabalhar com o couro, graças aos avanços tecnológicos, tem feito dele um produto cada vez mais difundido no segmento de decoração brasileiro, que, assim como o setor coureiro, vem investindo forte nesse nicho. Entre as vantagens do uso do produto, a arquiteta gaúcha Camila Fleck (Novo Hamburgo/RS) também cita o fato de ele nunca sair de moda. Além disso, segundo ela, a durabilidade do couro acabado é de, no mínimo, cinco anos. Observa, ainda, que se trata de um artigo fácil de limpar e de conservar ao longo dos anos.

Como exemplo da versatilidade do couro, Camila cita sua utilização como revestimento de parede. “Além de dar um ar de nobreza ao espaço, melhora a acústica do ambiente", ressalta. Outra possibilidade citada por ela são os leather tiles (azulejos de couro), para pisos. “Funcionam muito bem em espaços com pouca circulação e são muito indicados para home theaters", explica. Destaca, ainda, a diferenciação no revestimento de rodapés de madeira. Outro uso bem-sucedido é na composição da cozinha. “Existem os couros tratados hidrofugados (que repelem a água) e os anti-chamas, utilizados na aviação, que não propagam fogo e que podem revestir tampo e móveis", orienta.

Versatilidade aliada ao bom gosto

“O uso do couro no ambiente, além da cor, traz, com sua textura, um aspecto mais natural, elegante e sofisticado", afirma a arquiteta Ana Paula Moloni Martinez, da DAS Arquitetura (Porto Alegre/RS). Ela reforça a ideia de que o uso do artigo na decoração de ambientes tornou-se um nicho de mercado interessante. “Bastante versátil, não aparece somente nos tradicionais sofás, pufes e cadeiras de couro. Começa a ganhar elementos decorativos, como molduras de quadros, luminárias, cabeceiras de camas, sousplat, tapetes, caixas decorativas, decoração de paredes e outros", cita.

Para Ana Paula, uma opção que pode ser utilizada na confecção de produtos é o couríssimo italiano, que tem um acabamento levemente brilhante e muita semelhança com o natural. Como exemplo de couro macio, apropriado até para a decoração de um dormitório, cita a camurça. “Traz um toque mais leve e muito aconchegante", observa. E quando o assunto é sustentabilidade, lista como possibilidade o couro reconstituído, composto de fibras de couro proveniente de sobras, látex natural e outros agentes vegetais. “É um material um pouco mais duro e também pode ser usado em revestimento de móveis", exemplifica.

Para Ana Paula, a mistura do couro com outros elementos é que vai garantir a proposta e a personalidade do ambiente. Essas informações podem ser passadas através da utilização do couro com a madeira, para um design mais aconchegante; com o metal, para um design mais contemporâneo; ou até mesmo o uso da camurça com estampa de animais, para uma decoração mais clássica, que traz um ar mais country.

Para confirmar o uso do couro na decoração como uma tendência forte, basta observar as mostras do segmento, onde o artigo rouba a cena nos mais diversos ambientes e elementos decorativos. Um exemplo é a Cersaie (Salão Internacional da Cerâmica e para a Indústria da Construção). Realizada anualmente em Bolonha, na Itália, a mostra pesquisa texturas e elementos para serem utilizados como revestimentos e destacou, este ano, o uso do couro ou até mesmo a imitação da sua textura e luminosidade em pisos e revestimentos de paredes. “A discussão é justamente o couro como elemento de sofisticação, elegância e de conforto aos ambientes. Essa textura traz a sensação de um ambiente mais quente mesmo no caso de um piso frio", observa Ana Paula.

Opções acessíveis para todos os bolsos

A alta decoração em couro é caracterizada por utilizar produtos exclusivos e de alto valor agregado. “Nesse caso, uma peça pode chegar a R$ 18 mil ou até R$ 20 mil", afirma Fernando Christian Budny, gerente de exportação da Niroflex (Arapongas/PR), empresa sócia da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad), com sede em São Paulo/SP."
Fonte: http://ww3.assintecal.org.br/page_noticias.php?title=Couro+%26+decora%E7%E3o&ckey=39b968e806aca256f503aa082c944e6f&wts=MDAwMDAwNDg1Mw== Notícia Publicada em: Exclusivo OnLine 06/07/2009 às 08:35