Decoração: Rumen - decorate exotic skins

Decoration exotic skins



Olhem como ficou bonito a utilização de pele de Rumen nesta imagem.

Imagem: Fonte: http://www.portalbarra.com.br/html/eventos/peles_exoticas.html

Reportagem falando sobre as peles exóticas...

Exóticas peles!

Publicada em 4/3/2010 - Nelson Batista Zimmer/Jornal Exclusivo
No mundo da moda, ingredientes como a excentricidade e a extravagância são permitidos em suas mais amplas conjugações e com os mais variados desdobramentos. O setor curtidor brasileiro aposta em características como essas para investir em um nicho que cresce a cada ano, tanto em volume de produção, quanto de aplicação efetiva nos mais diversos segmentos: o mercado das peles exóticas. Se a palavra soa estranha aos menos informados, não há nada de esquisito nas peles que levam essa denominação. Muito pelo contrário. Simplesmente, elas fazem parte de um grupo seleto e diferenciado, mas que, da mesma forma que o bovino, ovino ou caprino, também são denominadas couro.

A diretora-executiva do Centro Tecnológico do Couro/Senai (Estância Velha/RS), Darlene Rodrigues, explica que as peles exóticas diferem das tradicionais bovinas por sua textura, beleza natural e tamanho. “Sua produção artesanal e raridade agregam valor e as tornam um produto, comercialmente, muito interessante. Soma-se a isso o apelo ecológico quando se fala em aproveitamento de um subproduto que, há bem pouco tempo, era descartado na natureza. Exemplo disso, as peles de peixe”, acrescenta.

Peles exóticas compõem mais uma faceta do mercado coureiro. O economista da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (Acisul), André Maurício dos Santos, revela que, em 2008, de janeiro a dezembro, as exportações de peles exóticas brasileiras somaram 3.002 quilos (US$ 237.343,00). No mesmo período de 2009, o número subiu para 5.381 quilos (US$ 194.033,00) - fonte Secex/Aicsul. “Esses produtos sempre têm um nicho de mercado mais específico. A diferenciação é cada vez mais importante para aumentar a demanda”, avalia Santos.

O couro de animais como lagarto, cobra, crocodilo, peixe e avestruz é a matéria-prima que define se uma pele é ou não exótica. Nesse universo, pode receber diversos tipos de acabamentos, cores e, por fim, aplicações. O Brasil tem se destacado nesse segmento e, assim como os próprios curtumes descobrem, a cada dia, novos caminhos a serem percorridos, os consumidores finais também aderem ao uso dessas peles e reconhecem nelas um valor de moda agregado.

Uma das grandes janelas mundiais para os couros exóticos brasileiros é a feira francesa Le Cuir a Paris. Tradicional, o evento traz artigos de ponta produzidos em diversos países, e o Brasil, claro, é um deles. Por ser em Paris, uma cidade central na Europa, a feira recebe visitantes das mais variadas procedências, entre eles, compradores de marcas de alto nível.

A diretora da Le Cuir, Beatrice Rousseau, observa que as participações dos brasileiros têm aumentado ao longo dos anos. Segundo ela, das oito empresas participantes em setembro de 2004, duas apenas expuseram pelas exóticas. Em setembro do ano, das 19 indústrias presentes, sete traziam os couros diferenciados.

Evolução é outro fator apontado por ela no grupo de brasileiros, desde a primeira participação. “É importante que as indústrias adaptem suas coleções às tendências da estação na Europa”, ressalta. Duas vezes ao ano, a organização da feira envia aos expositores as diretrizes da moda para a estação seguinte. “Todos os participantes são encorajados a seguirem cores e acabamentos sugeridos por nós, para estarem em sintonia com os objetivos dis compradores”, afirma.

O couro exótico brasileiro é muito bem visto, tanto pela organização da feira, quanto pelos próprios visitantes. Beatrice deixa uma dica importante para quem já participa e para quem deseja participar futuramente: “Progresso e crescimento em termos de criatividade são importantes, porém é preciso manter os esforços em desenvolver novos produtos e promovê-los”, finaliza.

Reportagem :
Fonte:http://www.exclusivo.com.br/Noticias/57896/Ex%C3%B3ticas-peles!.eol

* Nós da Schmechel Decoração , gostariamos de destacar a importância do reaproveitamento de matéria prima que antes era descartada na natureza e que hoje foram transformadas em produtos diferenciados que atendem a um setor que só tende a crescer nos próximos anos, pois os produtos são de qualidade, com durabilidade, e que hoje são reconhecidos e valorizados internacionalmente.